quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Boicote ao IPTU em Itabuna

Buracolândia, cidade no escuro, saúde abandonada, desvios de dinheiro na educação. Sustentados nessas provas de abandono da cidade por parte da administração de Fernando Gomes, moradores de Itabuna planejam não pagar o IPTU este ano.
O movimento é puxado por lideranças de bairro, principalmente das áreas mais carentes. A região central também não descarta participar do boicote.
Um morador da avenida Ilhéus - que não quis se identificar temendo retaliações, lembra que faz quase um mês que foram deixados entulhos numa esquina da avenida, ao lado de uma loja de paisagismo. Até hoje a prefeitura não retirou o entulho.
Pior que isso, uma verdadeira cratera se formou na avenida que é passagem para bairros populosos como Califórnia, Santa Inês, Monte Cristo e Fátima. O buraco foi aberto pela Emasa.
"Jogaram uma borra de asfalto, que se esfacelou com o tráfego de carros e tá isso aí, meu irmão", diz o morador, apontando para a cratera. Ele ainda se queixa da falta de iluminação. "Mas a TIP é cobrada todo mês na conta de luz", observa.
Morador da avenida Itajuípe, Wesley Silva, reclama que a prefeitura fez da frente da sua casa um depósito de lixo. "A gente já reclamou, mas de nada adianta. A solução é não pagar imposto, já que a gente não tem o serviço, não é?".
Segundo ele, os homens da limpeza retiraram uma concha coletora de resíduos. "A gente liga pra Ecolimp, mas não tem jeito. Então, o jeito é não pagar o famigerado IPTU. Tem que fazer doer no bolso deles pra ver se ligam pra gente", diz, revoltado.
De acordo com a prefeitura, Itabuna possui 89 mil imóveis na área urbana. Apenas quem tem imóvel com IPTU igual ou inferior a R$ 17,00 está isento do pagamento do imposto, de acordo com a secretaria municipal de Planejamento e Finanças.
Pimenta na Muqueca

Nenhum comentário: